novembro 08, 2012

Fall Goodies!









Eu sei que o Outono não é das estações com mais amigos por aí, e até percebo, os dias cada vez mais pequenos, o céu cinzento, o frio a instalar-se devagarinho, anunciando o Inverno... Mas no meio disto tudo encontro-lhe encantos irresistíveis e muitos, claro, andam de volta dos tachos!

É a época dos legumes de raiz, das folhas verdes escuras e dos cogumelos, das abóboras e das castanhas, de uma imensidão de frutas como uvas, figos, pêras, maçãs romãs, dióspiros e todo o tipo de citrinos. Todos com uma missão em comum: darem-nos o que mais precisamos para resistir às temperaturas frias e dias escuros.

Podíamos ficar aqui dias a fio a falar de cada um deles e das suas infinitas propriedades mas como minha última obsessão são os legumes de raiz quero vos contar tudinho sobre estes meninos. Podem não ser os mais bonitos do mercado, mas eu gosto deles assim, tortos, sujos e cheios de carácter. Para mim são como pedras preciosas ou tesouros perdidos, ali debaixo da terra à espera que alguém os descubra.

Tecnicamente só são considerados legumes de raiz aqueles que têm raízes tuberosas (raízes dilatadas que armazenam os nutrientes da planta) como as beterrabas, cenouras, rabanetes, pastinacas e os nabos. Mas é comum alargar o termo a todos os legumes que cresçam no subsolo, sejam bolbos como a cebola e o alho, rizomas como o gengibre e a curcuma ou tubérculos como as batatas.

Devido às suas características, podem sobreviver a temperaturas extremas e são de um valor inestimável para a alimentação em invernos rigorosos e climas mais frios, quando pouco ou nada consegue crescer. Estas raízes foram mesmo a solução para muitas culturas ao longo dos períodos mais complicados da História salvando-as da fome. Há até relatos de terem servido como uma importante moeda de troca na Rota da Seda na altura dos descobrimentos.

Apesar de cada um dos legumes de raiz ter a sua própria composição nutricional, todos eles funcionam como um cofre blindado para a planta, guardando tudo o que ela mais necessita  para crecer: vitaminas, minerais, fitonutrientes, carboidratos complexos e fibras. As boas notícias são que nós também podemos aproveitar estes pequenos cofres nutritivos. Conseguem imaginar os benefícios destas coisas todas para a saúde humana? 

Mas o que é isso de carboidratos complexos e fitonutrientes? Os carboidratos complexos têm uma digestão mais lenta prolongando a sensação de saciedade. E são ainda mais eficazes quando são consumidos com as suas amigas fibras! Os fitonutrientes incluem poderosos antioxidantes que combatem radicais livres no nosso corpo. Estão associados à cor do vegetal, quanto mais intensa mais fitonutrientes ele contém. Estão a ver aquele fúscia vibrante das beterrabas? E o laranja brilhante das cenouras? Só podem querer dizer coisas boas!

E no fim de contas sempre se ouviu dizer que a cenoura faz bem ao olhos! Quem é que daqui se atreve a duvidar da eterna sabedoria das avós?


Fontes aqui, aqui, aqui e aqui.


9 comentários:

  1. ADoro os teus textos :) Obrigada pelas partilhas e ensinamentos. Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! ♥ Sabe sempre tão bem receber mensagens destas! :) *

      Eliminar
  2. Eu adoro o Outono :)
    Com tanta riqueza, de sabores e cores, os laranjas das abóboras e das frutas, as castanhas ricas, os frutos secos, as romãs e os marmelos. Ir apanhar cogumelos!
    Maravilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Siiiim! Eu ando doida para ir a casa da minha mãe comer míscaros como só ela sabe fazer! ;) *

      Eliminar
  3. Confesso que à uns anos não achava muita piada ao Outono. Queria que fosse Verão para sempre. Enfim, felizmente os protagonistas do teu post fizeram-me mudar de ideias hehehe
    as cores, as texturas, os frutos e vegetais desta época enchem as medidas :)
    adorei o texto :) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. in love com o teu blog que acabei de descobrir e com a fotografia. Parabéns!! Bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e... Bem vinda! :) Happy cooking! ♥ *

      Eliminar
  5. Estou deliciada com este espaço que aqui tens!

    ResponderEliminar