março 19, 2020

Tudo o que precisam saber para cozer leguminosas em casa

Como todas as sementes, as leguminosas estão protegidas estão por agentes naturais que as impedem de germinar precocemente que chamamos de anti nutrientes por diminuírem a biodisponibilidade de alguns nutrientes.

Destes anti nutrientes nas leguminosas destacam-se:

Ácido fítico (ou fitato) que interfere na absorção de minerias pelo sistema digestivo. O ácido fítico é um composto presente nos vegetais, que ajuda os a armazenar fósforo, muito importante para a sua sobrevivência. Quando não é correctamente eliminado, liga-se como um íman a vários minerais como o ferro, cálcio, magnésio e zinco e inibe a sua absorção.

Inibidores de Enzimas são muito importantes para conservar a semente antes da germinação.Ao serem ingeridos por nós prejudicam não só o processo de digestão como na assimilação de proteínas, vitaminas e minerais.
Assim ao demolhar por algumas horas as leguminosas antes de as cozer, estamos a dar início ao seu processo de germinação e a neutralizar todos os seus agentes protectores tornando-as muito mais fáceis de digerir e a aumentar a biodisponibilidade de todos os seus nutrientes.

Para além de ajudar a evitar problemas como gases e azia, muitas vezes associados a este género de alimentos, demolhar as leguminosas vai melhorar a absorção dos nutrientes e reduzir substancialmente o tempo de cozedura.


Como Cozer Leguminosas

Preparar

1. Lavar as leguminosas secas até que a água fique límpida.

2. Demolhar em água abundante num recipiente suficientemente grande para que expandam. Ter em consideração que quando demolhadas as leguminosas tendem a dobrar o volume. Para melhorar o processo de neutralização dos anti nutrientes, acrescentar um meio alcalino com uma tira de alga kombu ou uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

3. Escorrer água da demolha e voltar a lavar as leguminosas. A água da demolha nunca deve ser utilizada e no caso de usarem kombu durante a demolha, esta também deve ser descartada.

Cozer 

1. Cozer com o triplo de água, sem sal, de acordo com os tempos da tabela. Para enriquecer o teor mineral e contribuir para uma melhor digestão das leguminosas, acrescentar uma nova tira de alga kombu. Também se pode acrescentar umas rodelas de gengibre à água para ajudar a reduzir a flatulência. O sal deve ser sempre acrescentado no fim da cozedura. 

Conservar

1. Depois de cozidas, as leguminosas podem ser conservadas em recipientes de vidro no frigorífico entre 3 a 5 dias ou congeladas em saquinhos por 4 meses.




Se quiserem imprimir a tabela cliquem aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário