julho 16, 2011

Compota de Ameixa com Cravinho e Canela



Se há coisa que não anda a faltar cá em casa são Ameixas. Biológicas e bem docinhas! E são tantas como as maneiras que ando a encontrar de as usar na cozinha. Depois do Crumble, deixo-vos aqui esta receita de Compota de Ameixa que com o Cravinho e a Canela fica fantástica.


Ingredientes

1Kg de Ameixas Pretas (já sem os caroços)
350g de Açúcar Amarelo
Sumo de 1/2 Limão
1 Pau de Canela
4 Cravinhos


Preparação

Arranjar as ameixas tirando-lhes a pele e os caroços. Juntar todos os ingredientes num tacho alto, misturar bem e deixar ferver lentamente em lume brando.
Algumas receitas aconselham a se ir retirando a espuma que o doce faz durante a cozedura, mas eu nunca tirei e fica sempre óptimo.
Mais ou menos uma hora e meia depois, ou quando o doce atingir o ponto de estrada, está pronto! Como se pode ver que está em ponto de estrada? Retira-se um pouco de doce para um prato, deixa-se arrefecer um pouco e passa-se uma colher de forma a fazer uma "estrada". Se esta estrada se mantiver aberta está no ponto!
Depois é só passar a compota para frascos esterilizados, deixar arrefecer com os frascos virados ao contrário (isto cria um vácuo natural que ajuda a conservar), guardar ou provar de imediato!

Sem comentários:

Publicar um comentário